Untitled Document
Untitled Document
Início
Sobre
Ramos
Artigos
Notícias
Formação
Projetos
Contato
 
MISEVI


Site: www.misevi.org.br

A animação missionária realizada pela JMV, desde 1984, facilitou que os jovens da JMV-Espanha vivessem experiências missionárias “Ad Gentes” durante os meses de férias, aproximadamente trinta jovens por temporada. Trêsanos depois, em 1987, alguns destes jovens começaram a permanecer como leigos em missões durante vários anos, mediante compromissos com renovação a cada dois anos, desenvolvendo diferentes tarefas pastorais e sempre em união com a Família Vicentina. A partir de 1992, alguns destes jovens expressam, várias vezes, o seu desejo de buscar uma alternativa para seguir sua opção missionária com estabilidade – na qualidade de leigos – , mantendo o seu vínculo com a Família Vicentina.

A partir deste momento, tem-se consolidado a inquietação de que a vivência missionária não pode ficar reduzida a uma etapa juvenil, mas sim que pode ser uma forma estável de concretizar a vocação leiga. Este descobrimento deve encontrar fórmulas capazes de apoiar a sua realização e a sua futura continuidade. São realizadas muitas consultas, diálogos, reuniões e, pouco a pouco, vai amadurecendo a idéia de criar uma associação que promova, facilite, apoie e coordene a presença e o trabalho missionários dos leigos em missões “Ad Gentes” encomendadas à Família Vicentina ou estimuladas pela mesma.

A essência inicial de Misevi encontra-se na animação missionária realizada pela JMV, que tem facilitado o amadurecimento de muitos jovens na assimilação da sua vocação missionária, a qual vem-se refinando ao longo da formação e dos envios missionários, sejam temporais ou permanentes.

A caminhada formal de MISEVI é iniciada em um minicurso missionário em “El Cisne”, no dia 18 de Outubro de 1997, quando nós, jovens, assumimos a responsabilidade de dinamizar a Associação no sentido de facilitar a coordenação entre os leigos que tinham estado durante mais de dois anos em missão e poder apoiá-los a nível humano, moral, espiritual e econômico.

Na citada reunião, foi nomeada uma Comissão Gestora que começou a trabalhar imediatamente, tendo como principal tarefa a preparação da Primeira Assembléia Geral de MISEVI, em janeiro do ano 2001.

A partir de então, dita Comissão Gestora mantém contatos permanentes com todos aqueles que estiveram em missões “Ad Gentes” desde o ano de 1984: jovens, casais, Padres, Irmãs; e atualiza a lista de pessoas interessadas neste projeto e os seus endereços. Além disso, tem-se dividido internamente a responsabilidade de contactar com cada uma das comunidades missionárias nas quais vivem os membros de MISEVI.

Ressaltamos a valiosa ajuda e o apoio incondicional do Pe. Robert Maloney, sucessor de Vicente de Paulo que, com a sua presença, acolhida, insistência e direção, conseguiu impulsionar-nos no sentido de dar uma estrutura jurídica à Associação e difundi-la em todo o mundo, especialmente no âmbito da Família Vicentina. Nesse contexto, devem ser valorizadas tanto a incorporação de MISEVI à reunião da Coordenação Mundial da Família Vicentina, como também a sua presença na Primeira Assembléia Internacional da Juventude Mariana Vicentina e no Encontro de Jovens Vicentinos, realizados em Roma no mês de agosto do ano 2000.

A Primeira Assembléia Geral de MISEVI constituiu um momento fundamental na vida da Associação: clarificando a identidade, traçando as futuras linhas de ação, elegendo a Equipe Coordenadora, elaborando o Documento Final, colocando várias realidades em contato, realidades que farão nascer brevemente uma associação realmente internacional.

Ainda merecem destaque os primeiros passos de MISEVI em novos países: República Dominicana, Itália, Honduras… facilitados, a cada três anos, pelos encontros Iberoamericanos da JMV, simultâneos ao início de contatos e colaboração com MISEVI-Internacional.

Untitled Document
Início | Sobre | Ramos | Artigos | Notícias | Formação | Projetos | Contato
© 2015 - Família Vicentina - Brasil
Todos os direitos reservados
www.famvinnacional.org
Desenvolvimento: